quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Alguém viu minha Auto - Estima?

Meu nome é Nicely, tenho 33 anos e desde que me conheço por gente, sempre fui “fofinha”.
Quando era criança, sofri bastante com minha estatura, pois “desde sempre”, escutei o bordão: “você é tão bonita, imagina se fosse magra então...”
Imagina, uma criança de 9/10 anos, já ser “cobrada porque está gorda” ( e a cobrança  era por parte da sociedade, amigos e família...sim... família que eu achava que deveria ignorar meu corpo, era a primeira que me lembrava que existia balança..afff...) eu sentia muita raiva das pessoas, depois ficava triste e pensava: “qual o problema de ser gordinha?”
Quanto mais raiva sentia, mais pensava: “vou comer mesmo... ” e comia.. isso de certa forma, “aliviava” minha ansiedade, mas também, me deixava triste, pois as roupas que eu gostava, nunca me serviam.
O tempo passou e a adolescência chegou, e com ela, novo tormento: além das roupas que pareciam “sacos de batata” , pois não tinham formato de nada e das cores “fúnebres” ( porque p/ gordinho, não existia moda e sim imposição de roupa) , tinha o quesito “paquera”. Sempre fui tímida e achava que “nunca” algum rapaz iria me olhar –  “sofria” por antecipação. Na verdade, sempre tinha alguém pra me lembrar que eu não usava manequim 38/40.
Isso era constrangedor demais, pois eu não precisava de ninguém pra me lembrar o óbvio! O espelho já fazia essa parte, e com louvor!
Graças a Deus, a palavra “nunca” é algo que, praticamente, só  existe no dicionário.
Desde que estamos vivos, respirando, estamos sujeitos a tudo nessa vida, inclusive a encontrarmos nossa “cara metade” , mesmo que, algumas vezes, ela tenha prazo de validade em nossa vida..rssr
Depois de muito sofrer com meu peso, e a passar por varias situações desagradáveis, percebi que não posso mudar os outros e sim poderia e deveria mudar minhas atitudes  para comigo e para  com os outros, a final, as pessoas possuem características físicas distintas e devem ser respeitadas, independente de suas condições-  comecei a  ver a vida de outro ângulo e a me sentir melhor comigo mesma... descobri que não preciso comprar roupas em qualquer lugar, só “porque serviu”! Ela pode ter entrado em meu corpo, mas será que meu corpo vai ficar bem nela? Será que vou me sentir bem comigo mesma? Será que essa roupa vai contribuir para elevar ou diminuir minha auto-estima?
Foi pensando assim, que comecei a “garimpar” as lojas Plus Size...quando conheci a primeira, parecia que encontrei “o paraíso”!!!! Tudo servia, a maioria ficava grande ( e quando isso acontecia, me sentia tãaaaoo  beeeemm ) e quando experimentava uma roupa que me sentia “poderosa” era aquela que escolhia para levar! A final, sou acima de tudo, mulher -  e qual a mulher que não gosta de ser olhada e elogiada?
Não faço apologia a gordura e sim, a auto aceitação para inicio de uma boa qualidade de vida.
Segundo o site ABC da Saúde (http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?303) , “ Denomina-se obesidade uma enfermidade caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associada a problemas de saúde, ou seja, que traz prejuízos à saúde do indivíduo.”
Então, se faço exames clínicos periodicamente, se estou cuidando da minha saúde, acredito que o “cuidar do corpo”, não seja emagrecer a qualquer custo e sim,  emagrecer gradativamente, não causando prejuízo ao corpo e , conseqüentemente ao emocional.
Temos que cuidar, primeiramente, do nosso emocional, do nosso psíquico para que atinjamos, posteriormente, nosso corpo.
 Para tanto, nada melhor que se siga alguns passos básicos:
1)      Comece a se aceitar como você é, pois você não vai dormir fofinha e acordar com “corpão violão”;
2)      Busque comprar roupas em lojas e /ou setores, especializados em Plus Size – você se sentirá melhor e mais confiante - atualmente, existe modelos lindos que deixarão seu corpo delineado, sem ficar desconfortável.
3)      Procure não relaxar a aparência, estar gordinha, não significa que você não precisa fazer depilação, fazer as unhas ou dar um bom corte no cabelo. Bastante gente confunde a questão do corpo, com desleixo e é ai que mora o perigo para o inicio da depressão.
4)      Procure sempre fazer uma maquiagem leve ( gloss, sombra, lápis,  rimel, pó e blusch, fazem milagres e dá pra colocar em qualquer nécessaire)
5)      E por fim, lembre-se: cada ser humano é ÚNICO, não existe ninguém  igual a ninguém.. todo mundo ( inclusive  mulheres consideradas lindas , como algumas atrizes e modelos)   acorda descabelado, com mal hálito e precisando de um bom banho revigorante! Você não é diferente!
Isso,  acredito ser um bom começo, para encontrarmos nossa “auto estima perdida”.

2 comentários:

  1. Adorei, Ni.... E você está linda! Bjosssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Oii liindaaaa.... tudo bem com vc??

    Viim te visitar e gostei bastante do seu Blog, ja estou seguindo, mii segue dii volta ta bom...

    http://toquesdeclasse.blogspot.com/

    Beiijos!!

    ResponderExcluir