sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Moda Gestante para Gordinhas

Olá Pessoal!

Essa semana, eu estava conversando com uma amiga gravidinha. Estavamos falando da dificuldade de encontrar roupa para gordinhas grávidas.
Comecei a buscar artigos na internet que falasse a respeito do tema e, realmente, encontrei poucas informações  - a maioria dos sites, apostam na moda plus, para gestantes também.
Sinceramente, eu acredito que deveria ter mais investimentos do setor na moda para  gestantes plus, pois quando estamos grávidas, não é a barriga a única a "esticar", "o resto do corpo" acompanha, e é muito desconfortável colocar algo que caiba na barriga, mas nos ombros ou seios ( que é um outro lugar delicado para  a gestante) fique justo ou apertado, e se nessas partes, a roupa ficou legal, na barriga, parece um "amontoado" de pano..;-(
Ao contrário do que acontece com muitas gravidinhas magras, que muitas vezes, só "engordam a barriga", a gravidinha fofinha, pela própria compleição fisica, acaba engordando todo o corpo, e ai, que acabamos por ter que, inevitavelmente, mudar nosso guarda - roupa, significativamente.

Nessa pesquisa que fiz pela net, encontrei algumas coisas interessantes, que gostaria de compartilhar:

Você já estava acima do peso antes de engravidar. E passados os primeiros meses de gestação, ganhou mais alguns quilos, tornando o ato de se vestir ainda mais complicado do que já era. Eu não vou fazer um sermão sobre as vantagens de controlar o peso, pois tenho certeza que médicos, amigos e familiares já devem ter cumprido essa tarefa. Vou apenas mostrar qual a melhor maneira de lidar com o problema.
No primeiro trimestre da gravidez, as mulheres magras costumam sentir que a silhueta fica indefinida. A barriguinha aumenta, mas não o suficiente para denunciar o "estado interessante". Já as gordinhas vão passar por isso durante vários meses. Dependendo de como eram as formas iniciais, pode ser que a gravidez só se torne óbvia bem perto do final, lá pelo oitavo mês.

Isso, como tudo na vida, tem pontos positivos e negativos. Como desvantagem, posso citar a possibilidade de pessoas desconhecidas não cederem o lugar em filas ou assentos reservados a gestantes, por não se darem conta do seu estado. Os conhecidos, por sua vez, podem ficar inseguros com relação ao estágio da gravidez e, por medo de cometer uma gafe, deixar de perguntar quanto tempo falta para o parto, por exemplo. Tente não se aborrecer com esse tipo de coisa, pois não é nada pessoal.

Quanto às vantagens, posso listar: não ter que passar pela situação constrangedora de pessoas estranhas acariciando a sua barriga, contando histórias horríveis sobre partos complicados ou dando conselhos não solicitados.

Mas vamos à parte fashion! Sejamos realistas, não é fácil encontrar mil opções de "trajes normais" para quem veste manequim acima do 46 ou 48. Em se tratando de moda gestante, então... as perspectivas são ainda mais restritas. Mas não se desespere. O mais importante (e desafiador) é encontrar boas calças de sarja e de jeans. Coloque sua energia inicial nisso. Nos primeiros meses, é possível contornar o problema adaptando aquelas que você já tem. É só pedir para uma costureira de confiança trocar o cós normal por uma faixa de tecido elástico, deixando espaço para o zíper ficar entreaberto. Quando isso se tornar insuficiente, vale recorrer à numeração maior das lojas de tamanhos grandes, ou o que é ainda mais adequado, fazer suas compras em uma loja especializada em gestantes.


- Calças de malha: podem ser as tipo legging, de moleton, de plush, helanca ou veludo. Elas são ótimas (não só para as gordinhas), pois são super confortáveis. Tome cuidado apenas ao escolher uma justa ou mais larguinha, veja qual combina melhor com o seu tipo físico.




 Vestidos: eles são uma ótima opção para quem está acima do peso. São extremamente confortáveis, não apertam e é possível encontrar de vários modelos, não sendo necessária mente os exclusivos para gestantes, invista nos que têm linha A, cintura império e decotes. Sempre use colares longos e echarpes para dar verticalidade ao look.




Blusas: Com relação a blusas, túnicas e camisas, procure as que tenham formas soltas, amarração abaixo do busto e decotes, muitos decotes. Tecidos leves são os mais indicados. E as estampas estão liberadas para quem curte.
As batas entraram para a moda de todo mundo e por isso se tornou mais fácil encontrá-las em tamanhos grandes. Disfarçam as gorduras e ainda dá um visual muito lindo para nossos barrigões. Prefira as batas com recortes abaixo do busto, pois valorizam o seio e se ajustam melhor ao corpo e as mais compridas, pois conforme a barriga cresce elas sobem.





Evite:

 - Roupas largas em todo seu comprimento, pois aumenta a silhueta. Se você colocou uma blusa mais soltinha opte por uma calça mais larga e vice-versa.

- Roupas muito justas, pois pode marcar mais do que você espera. Se você gosta de usar calça legging, por exemplo, coloque um vestido por cima ou uma bata bem larga para que não marque demais.

- Roupas com acessórios na cintura, como calças com cintos ou bolsos grandes, pois tendem a acentuar a cintura e as gordurinhas.

  Cuide da sua aparência e da sua saúde, mas não se preocupe demais com o fato de estar aumentando de tamanho. Isso é o normal, é o que se espera durante uma gestação. Curta a magia de estar produzindo uma nova vida dentro de você. Ame seu corpo e será muito mais fácil lidar com tudo.




Fontes: 



2 comentários:

  1. Adorei esse post. Principalmente o trecho "Curta a magia de estar produzindo uma nova vida dentro de você. Ame seu corpo e será muito mais fácil lidar com tudo." São dicas valiosas para todas as gestantes!

    Ao invés de recorrer para moda plus size, as mulheres precisam conhecer as lojas especializadas em moda para gestante. A maioria delas estão preparadas para atender os mais diversos manequins! =)

    ResponderExcluir
  2. O grande diferencial da moda gestante esta na modelagem própria para grávidas.

    A Zazou é uma das poucas grifes que tem foco na grávidas plus size. Veja por que disto na prática em nosso editorial de moda gestante plus size em:

    http://plussize.zazou.com.br

    ResponderExcluir